Change administration Marks Spencer .


162 views
Uploaded on:
Category: Business / Finance
Description
Change management Marks & Spencer . Content Scenario Change management theory Our framework Diagnosis Planning and implementing Evaluation Critique . Scenario . Vision The standard against which all others are measured Mission
Transcripts
Slide 1

Universidade Federal do Espírito Santo Centro Universitário Norte do Espírito Santo ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA AULA 1: ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PLANETA TERRA Vander Calmon Tosta Luiz Fernando Duboc

Slide 2

1 – Como surgiu o Universo ? " Na mão tomou um compasso dourado, da fábrica eterna de Deus, para circunscrever O Universo, e todas as coisas criadas: Uma ponta passou, e an outra girou À volta da vasta escuridão profunda, E disse: eis a tua extensão, os teus limites, Seja esta a tua Circunferência, Ó mundo." John Milton, Paraíso Perdido, Livro VII John Milton descreveu e William Blake desenhou, a formação do Universo por um único movimento rápido do compasso de Deus. Aquarela de William Blake de 1794

Slide 3

Responder essa questão de forma que agrade a todos, ou pelo menos a grande maioria, está, sem dúvida alguma, entre os maiores desafios que alguém ou qualquer instituição possa encontrar. An origem do Universo é uma das grandes interrogações do homem, e está entre aquelas que mais geram polêmica e desentendimentos. Existem duas linhas de respostas para essa tão intrigante questão: 1)Explicações de cunho mítico/religioso e; 2)Explicações de cunho científico/filosófico. An esquerda o dad Urbano VIII wail o seu papado o cientista Galilleu Galilei (a direita) foi condenado a morte na fogueira por heresia, uma vez que Galileu não se retratou perante o tribunal de inquisição. Galileu morreu confirmando sua teoria hoje comprovada de que o sol e não a land time o centro do Universo.

Slide 4

1.1 – An Explicação religiosa para o surgimento do Universo Os diversos povos, de diversas etnias, ao longo do mundo criaram explicações baseadas nas suas tradições místicas e religiosas para an origem do Universo. Na cosmogonia chinesa, por exemplo, an origem de todas as coisas é atribuída a Pan Gu (entidade mítica), que produziu as duas forças ou princípios universais do "yin" e "yang". O "yin" e "yang" são duas forças complementares ou os dois princípios contrários que se harmonizam e abrangem todos os aspectos e fenômenos da vida. Conforme acreditam os chineses, com a combinação desses dois princípios contrários foram formados os quatro emblemas e os oito trigramas e, por fim, todos os elementos que compõem o Universo. Na tradição cristã, o mundo foi criado por um Deus Onipresente, Onisciente e Onipotente, que determinou cry sua própria vontade quando e como surgiriam todas as coisas. De acordo com o Livro de Gênesis, todas as coisas (planetas, cometas, plantas, animais e o primeiro casal, Adão e Eva) foram feitos por Ele em seis dias. E, conforme acreditam a maioria dos cristãos, Deus ainda meddle rotineiramente na sua obra criada.

Slide 5

1.2 – An Explicação científica para o surgimento do Universo Imagem do nascimento de estrelas a 12 bilhões de anos luz da Terra semelhante ao "Enormous detonation"

Slide 6

O segundo grupo de teorias apresenta an origem do mundo baseando-se em opiniões filosóficas e estudos científicos. A mais famosa delas é a "teoria do Big Bang" (que significa "grande explosão"), que foi proposta em meados do século XX. Na década de 1920, os russos Alexander Alexandrovich Friedmann (1888-1925) e Abbé Georges Lemaître (1894-1966) apresentaram uma primeira versão sobre a "teoria do Big Bang". Um pouco depois, na década de 1940, um grupo de pesquisadores chefiado pelo americano George Anthony Gamow (1904-1968) apresentou uma versão modificada dessa teoria e que está em uso até os dias de hoje. Segundo George Gamow, o universo expandiu-se rapidamente a partir de um estado inicial de alta compressão, o que teve como resultado uma significativa redução de densidade e temperatura. Logo depois, a matéria passou a predominar sobre an antimatéria. Depois de alguns segundos, com a possível presença de alguns tipos de partículas elementares, o universo teria se resfriado o suficiente para surgirem núcleos de gasses, tais como: hélio, lítio e hidrogênio. Após isso, formaram-se os primeiros átomos. E, em seguida, houve o preenchimento do universo através de sua expansão. Tudo isso, desde os primeiros estágios iniciais do surgimento do Universo, passando pela formação de galáxias e sistemas planetários até chegar aos dias atuais, transcorreu em um período de aproximadamente 15 bilhões de anos.

Slide 7

2 – Como surgiu o Planteta Terra ? Para responder esta pergunta podemos nos remeter a dois caminhos assim como na resposta de como surgiu o Universo. No entanto, daqui em diante vamos tomar o caminho da ciência, sempre respeitando an opinião religiosa de cada um. Vale lembrar que em um Curso de Ciências Biológicas nos cabe apresentar a versão científica dos fatos. A TERRA, nosso planeta azulzinho, visto da Lua (Foto da NASA).

Slide 9

Para falar de como a land foi formada temos que falar do nosso sistema sun oriented. O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas, e uma miríade de outros objetos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, e cometas). Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema sunlight based foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é atualmente aceita. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular. O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, temperatura suficiente para iniciar reações de fusão atomic. A radiação acabou por gerar um vento sun oriented muito specialty, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de enormes colisões entre os protoplanetas.

Slide 10

A Terra é um planeta do Sistema Solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas rochosos . Entre os planetas do sistema sun oriented, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectônicas e um strong point campo magnético. An atmosfera interage com os sistemas vivos. A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário conhecido que possui vida da forma a qual conhecemos.

Slide 11

A área add up to da Terra é de aproximadamente 510 milhões de km², dos quais 149 milhões são de lands firmes e 361 milhões são de água. Golfo do México visto do espaço - NASA O planeta teria se formado pela agregação de poeira cósmica em rotação, aquecendo-se depois, por meio de violentas reações químicas. O aumento da massa agregada e da gravidade catalisou impactos de corpos maiores. Essa mesma força gravitacional possibilitou a retenção de gasses constituindo uma atmosfera primitiva.

Slide 12

O envoltório atmosférico primordial atuou como isolante térmico, criando o ambiente na qual se processou a fusão dos materiais terrestres. Os elementos mais densos e pesados, como o ferro e o níquel, migraram para o inside; os mais leves localizaram-se nas proximidades da superfície. Dessa forma, constituiu-se an estrutura interna do planeta, com a distinção entre o núcleo, manto e crosta (litosfera).

Slide 13

A partir do resfriamento shallow do magma, consolidaram-se as primeiras rochas, chamadas magmáticas ou ígneas, dando origem an estrutura geológica denominado escudos cristalinos ou maciços antigos. Formou-se, assim, a litosfera ou crosta terrestre. A liberação de gasses decorrente da volatização da matéria sólida devido an altas temperaturas e também, posteriormente, devido ao resfriamento, originou an atmosfera, responsável pela ocorrência das primeiras chuvas e pela formação de lagos e horses nas áreas rebaixadas. Assim, iniciou-se o processo de intemperismo (decomposição das rochas) responsável pela formação dos performances e conseqüente início da erosão e da sedimentação. Serra da Mantiqueira (Passa Quatro/MG) A serra tem uma formação geológica datada da period arqueozóica que compreende um maciço rochoso que possui grande área de lands altas, entre mil e quase três mil metros de elevation, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Note as formas arredondadas dos topos devido an anos de erosão

Slide 14

3 – Como o planeta land se modificou desde sua formação aos dias atuais? 3.1 – Tectônica de Placas Tectônica de Placas (do grego τεκτονικός relativo à construção ) é uma teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala que ocorrem na litosfera terrestre. Na teoria da tectônica de placas a parte mais outside da Terra está composta de duas camadas: a litosfera , que inclui a crusta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e an astenosfera , que inclui a parte mais inside e viscosa do manto. Numa escala worldly de milhões de anos, o manto parece comportar-se como um líquido super-aquecido e extremamente viscoso, mas em resposta a forças repentinas, como os terremotos, comporta-se como um sólido rígido. A litosfera encontra-se fragmentada em várias placas tectônicas e estas deslocam-se sobre an astenosfera.

Slide 15

As placas tectônicas da Terra foram cartografadas na segunda metade do século XX

Slide 16

A teoria da Tectônica de Placas surgiu a partir da observação de dois fenômenos geológicos distintos: a deriva mainland, identificada no início do século XX por Alfred Wegener, e an expansão dos fundos oceânicos, detectada pela primeira vez na década de 1960. A teoria propriamente dita foi desenvolvida no last dos anos 60 e desde então tem sido universalmente aceite pelos cientistas, tendo revolucionado as Ciências da Terra (comparável no seu alcance com o desenvolvimento da tabela pe

Recommended
View more...