Comportamento Organizacional Prof. Ta s B. Oesterreich 2010 - 1 .


42 views
Uploaded on:
Category: Business / Finance
Description
Comportamento Organizacional Prof. Taís B. Oesterreich 2010 - 1. Vídeo. Algumas Conceitua ç ões e suas Respectivas Contribui ç ões. O que é comportamento organizacional?.
Transcripts
Slide 1

Comportamento Organizacional Prof. Taís B. Oesterreich 2010 - 1

Slide 2

Vídeo

Slide 3

Algumas Conceitua ç ões e suas Respectivas Contribui ç ões

Slide 8

O que é comportamento organizacional? Campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e an estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar an eficácia organizacional (ROBBINS, 2002).

Slide 9

O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. O que é que ele estuda? Ele estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Slide 10

Três determinantes Indivíduos; Grupos; Estrutura.

Slide 11

An organização Macroperspectiva As empresas como um todo. Sociologia; Status social; Relações institucionais.

Slide 12

O grupo Perspectiva intermediária As pessoas que trabalham em equipes e em grupos. Comunicação; Psicologia social; Psicologia interacionista

Slide 13

O indivíduo Microperspectiva O Indivíduo ao trabalhar sozinho. Teorias sobre aprendizagem; Motivação; Percepção.

Slide 14

O C.O. se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Trabalho; Absenteísmo; Rotatividade; Produtividade; Desempenho humano; e Administração.

Slide 15

Áreas de estudo do Comportamento Organizacional Motivação; Comportamento e poder de liderança; Comunicação interpessoal; Estrutura e processos de grupos; Aprendizado; Desenvolvimentos de atitudes e percepção; Processos de mudança; Conflitos; Planejamento do trabalho; e Estresse no trabalho.

Slide 16

Previsão de comportamentos Todos somos estudantes do comportamento; Comportamento não é aleatório; Existem consistências fundamentais nos comportamentos dos indivíduos que podem ser identificadas; Substituir an intuição por uma abordagem mais sistemática;

Slide 17

Previsão de comportamentos Poucas coisas são absolutas no comportamento organizacional: Possibilidade de fazer generalizações simples e precisas é limitada; Conceitos de comportamento organizacional precisam refletir condições situacionais; Pessoas são complexas e complicadas.

Slide 18

Disciplinas que contribuem para o estudo do C.O. Psicologia; Sociologia; Psicologia Social; Antropologia; e Ciência Política.

Slide 19

Psicologia Estuda o comportamento humano. A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento. Os psicólogos dedicam-se ao estudo do comportamento person. Inicialmente, os psicólogos organizacionais e industriais estudavam os problemas de fadiga, falta de entusiasmo e outros fatores que poderiam influenciar no desempenho. Mais recentemente, sua contribuição se expandiu para incluir estudos sobre aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, satisfação com o trabalho, processos de tomada de decisões, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, planejamento do trabalho e estresse profissional .

Slide 20

Sociologia Enquanto a psicologia foca suas atenções sobre o indivíduo, a sociologia estuda as pessoas em relação umas às outras. Assim, a contribuição dos sociólogos foi no estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente aquelas formais e complexas.

Slide 21

Psicologia Social É uma área dentro da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia. Seu foco é an influência de um indivíduo sobre o outro. Um dos temas mais investigados pela P. S é a mudança, como implementá-la e como reduzir as barreiras para sua aceitação.

Slide 22

Antropologia Estuda as sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades (diferenças de valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações).

Slide 23

Ciência Política Estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político (estruturação de conflitos, an alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para o atendimento de seus próprios interesses)

Slide 24

Principais Variáveis que Afetam o Comportamento Valores Motivação Atitudes Comporta-mento individual Percepção Personalidade Aprendi-zagem Capacidade

Slide 25

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Slide 26

1. O mundo está mudando com uma rapidez incrível: Estamos em uma Aldeia Global, onde as Organizações fazem transações independentemente do lugar ou rhythm, graças à Tecnologia das Informações; A única constante é a mudança Constante; Mudança rápida e profunda, veloz e descontínua. 2. O ambiente de negócios está mudando: Estamos saindo da period Industrial – ativos tangíveis e bens físicos como máquinas, instalações, equipamentos, ferramentas e o capital financeiro; Estamos entrando na time do Conhecimento – ativos intangíveis e bens intelectuais, time de idéias, concepções, capital intelectual em alta. O conhecimento está se tornando a moeda mais importante do 3º milênio.

Slide 27

3. A força de trabalho está mudando: As pessoas estão se caracterizando por: Novas habilidades e competências; Diferentes valores sociais; Diferentes etnias e raças; Diferentes idades e bases culturais; Diferentes perspectivas, preferências de estilo de vida e valores pessoais. 4. As expectativas de clientes e consumidores estão mudando: Só prosperam as empresas que são capazes de oferecer qualidade elevada aos clientes, melhores serviços, baixo custo e valor agregado; Era da gestão da qualidade add up to (compromisso de todos os seus membros); Encantar o cliente superar suas expectativas passa a ser seu grito de guerra; Incessante necessidade de mudança e inovação, pois as necessidades e expectativas dos clientes estão sempre mudando.

Slide 28

5. As organizações estão mudando: Estão enxugando gorduras, reduzindo tamanho, eliminando níveis hierárquicos, terceirizando atividades não essenciais, formando alianças com outras organizações, criando novas estruturas mais simples e eficazes, tornando-se globais e utilizando tecnologias mais sofisticadas. 6. Os gerentes e dirigentes estão mudando também: Necessidades de constantes mudanças e ajustes pessoais e organizacionais para assegurar a competitividade; Mudanças nos termos que refletem os ajustes comportamentais: líder, coordenador, mentor , facilitador ou incentivador. 7. O conhecimento humano está se tornando o vital fator de produção de riquezas: Na time da informação o mundo dos negócios depende cada vez mais da produção de idéias e de conceitos. São bens essenciais negociados no mercado; O saber não é um bem econômico no sentido clássico – o seu uso não o destrói e sua transferência não representa perda para quem o detém.

Slide 29

DIVERSIDADE ORGANIZACIONAL

Slide 30

A diversidade da força de trabalho significa que as organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. Mas o termo também se aplica a qualquer pessoa que fuja da norma convencional.

Slide 31

C.O E VANTAGEM COMPETITIVA

Slide 32

Assuntos críticos enfrentados pelos executivos Trabalhar com pessoas de diferentes culturas; Administrar a diversidade da força de trabalho; Aumentar a qualidade e a produtividade; Melhorar as habilidades humanas; Dar autonomia para as pessoas ( strengthening ); Estimular an inovação e a mudança.

Slide 33

VAMOS RECORDAR... EXERCÍCIO EM GRUPO - ENTREGAR Como os conceitos de comportamento organizacional se relacionam com as funções, papéis e habilidades dos executivos?

Slide 34

Referências Bibliográficas ARGYRIS, C. Understanding authoritative conduct . Homewood, Illinois: The Dorsey Press, Inc., 1960. BERNARDES, C. Teoria Geral das Organizações – Os Fundamentos da Administração Integrada. São Paulo: Editora Atlas S/A, 1988. CASADO, T. Comportamento organizacional: fundamentos para a gestão de pessoas. In: RC. Santos (Org.). Manual de gestão empresarial – conceitos e aplicações nas empresa brasileiras, pp. 212-233. São Paulo: Editora Atlas, 2007. DUBRIN, A. J. Fundamentos do comportamento organizacional . São Paulo: Pioneira Thomson, 2003. HITT, M. A.; MILLER, C. C.; COLELLA, A. Comportamento organizacional – uma abordagem estratégica. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

Slide 35

KINICK, A.; KREITNER, R. Comportamento organizaci onal. São Paulo: McGrow-Hill, 2006. LIMONGI-FRANÇA, A. C. Comportamento organizacional: conceitos e práticas . São Paulo: Editora Saraiva, 2005. ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional . São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2005. SCHERMERHORN JR, J. R.; HUNT, J. G.; OSBORN, R. N. Fundamentos de Comportamento Organizacional . Porto Alegre: Bookman, 1999. SOTO, E. Comportamento organizacional: o impacto das emoções . São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional – criando vantagem competitiva. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

Recommended
View more...